Há relatos não confirmados de algumas fontes ucranianas de que o navios da Marinha Russa, incuindo a fragata Admiral Makarov, da classe “Admiral Grigorovich”, foi atingido por drones antinavio ucranianos no porto de Sevastopol, na Criméia.
+ Reino Unido Apresenta banco de testes voador Excalibur baseado no Boeing 757
+ Veja os 5 aviões de combate mais antigos ainda em uso
+ Rússia já perdeu 25% da frota do helicóptero Ka-52 “Alligator”
+ Vídeo: Ministério da Defesa da Rússia publica vídeo mostrando seus helicópteros de ataque em ação
Nos vídeos que estão circulando nas redes sociais, uma grande explosão pode ser vista no porto, supostamente o navio de guerra russo sendo atacado.
Segundo mapas do Flightradar24, um drone americano de reconhecimento RQ-4B Global Hawk circulou águas internacionais perto da Crimeia sobre o Mar Negro a uma altitude de 17 quilômetros, horas antes do ataque. Levantando suspeitas de ter dado suporte ao ataque.
Segundo o governador de Sevastopol, Mikhail Razvozhayev, a marinha russa “repeliu” um ataque de drones na baía de Sebastopol, sede da Frota do Mar Negro de Moscou na Crimeia, anexada a Moscou, de acordo com um comunicado de um governador instalado na Rússia, enquanto uma batalha continua pelo controle das cidades do sudeste da Ucrânia. Kherson e Bakhmut.
“Hoje, a partir das 04h30 por várias horas, vários sistemas de defesa aérea em Sevastopol repeliram ataques de drones”, disse o governador no Telegram na manhã de sábado. “Todos os UAVs (veículos aéreos não tripulados) foram abatidos”, acrescentou.
“Nada foi atingido na cidade. Permanecemos calmos. A situação está sob controle”.
O ataque em Sebastopol – a maior cidade da península da Crimeia, ocorre no momento em que as forças ucranianas estão envolvidas em uma batalha feroz com as forças russas na província de Kherson, que serve como porta de entrada para a Crimeia. A Rússia invadiu e anexou a Crimeia em 2014.
Fragata Almirante Makarov
Almirante Makarov é uma fragata da classe Almirante Grigorovich da Marinha Russa, parte da Frota do Mar Negro baseada em Sebastopol. Ela foi colocada no Estaleiro Yantar em fevereiro de 2012 e comissionada em 25 de dezembro de 2017.
O comprimento da classe é de 124,8 metros (409 pés 5 pol), uma boca de 15,2 metros (49 pés 10 pol) e um calado de 4,2 m (13 pés 9 pol). Ela tem um deslocamento de 3.620 toneladas.
O sistema de propulsão combinado a gás (COGAG), integrando duas turbinas de cruzeiro e duas turbinas de impulso, alimenta a Classe Admiral Grigorovich. A planta de propulsão principal gera uma potência máxima de 56.000 cv. O sistema de propulsão garante uma velocidade máxima de 30 nós e alcance de cruzeiro de 5000 nmi. A embarcação pode operar continuamente por 30 dias.
As fragatas dessa classe estão armadas com canhões de artilharia A-190 de 100 mm, armas antiaéreas e de artilharia, torpedos e armas antissubmarinas, além de mísseis de cruzeiro Kalibr de precisão.
+ Pai e filha arrasam em dança e viralizam com mais de 40 milhões de visualizações
+ Quem é o dono de TV mais rico?
+ Porque caixões de chumbo são usados no enterro de integrantes da realeza britânica?
+ Receita fácil de bolo de limão de liquidificador